A HUMANIDADE EM GUERRA – Exposição de fotografias
De 21 de outubro a 15 de novembro de 2009
De terça a sábado das 12 hs às 20hs entrada franca
Matilha Cultural
Rua Rêgo Freitas, 542 Centro – SP
http://www.matilhacultural.com.br – fone: 3256-2636 ou 3151-2923
A HUMANIDADE EM GUERRA
” A humanidade em guerra ” narra muito mais do que a história singular do CICV e do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Desde a guerra de secessão nos Estados Unidos até os terríveis conflitos do começo do século XXI, a lente do fotógrafo sempre esteve presente, captando momentos de coragem, dignidade, desafio e esperança em meio à dor e ao sofrimento. Esta exposição é mais do que uma história das guerras que aconteceram ao longo dos últimos 150 anos. Cada uma destas fotos é, para nós, um incentivo à abertura e à solidariedade.

Líbano, dez. 2008 Milícias, seitas e bairros se enfrentam no conflito em Trípoli, cujas origens remontam à guerra civil do Líbano. O último ciclo de violência durou de maio a agosto 2008. O conflito irrompeu em Beirute onde membros do partido da oposição se enfrentaram com os partidários do governo nas ruas da cidade. Os enfrentamentos logo chegaram a Trípoli, pondo em perigo cerca de 150 mil pessoas.
A FOTOGRAFIA E A GUERRA
A fotografia e a Cruz Vermelha têm suas origens na segunda metade do século XIX. Graças a sua capacidade de captar a realidade do momento, a fotografia começou a mostrar, como nunca antes, a natureza da guerra, de sua brutalidade e do sofrimento que provocava tanto aos combatentes como aos civis. A fotografia documental informa e instrui. É um incentivo para agirmos em favor de um futuro mais humano.