Skip navigation

O universo do designer J.Carlos (1884-1950) é imenso,tem muitos links legais para pesquisar sobre a vida e as obras deste grande artista, segue abaixo mais umas referências das capas ilustradas de inspiração para o surgimento da marca Paratodos:
J.Carlos

J.Carlos - designer gráfico, cartunista, ilustrador...

” As revistas antigas são instrumentos preciosos para se conhecer o passado. Talvez pelo fato de não terem sido pensadas (projetadas) para durar tanto quanto os livros, elas trazem um retrato fresco e verdadeiro de uma época. Através de suas páginas é possível saber como as pessoas se vestiam, o que comiam, aonde iam, o que se lia ou se via em cinema, teatro e música, o que se consumia…enfim, um verdadeiro manancial de informações apresentadas de forma lúdica, envoltas em deliciosos desenhos, fotografias e letras.”
Acontece que as revistas dos anos 20 eram impressas em parte em papel jornal, um papel que envelhece mal, e cuja fibra com o tempo tende a trincar, rachando as páginas.
http://www.jotacarlos.org/ – Foi digitalizada em alta definição nove anos de duas das publicações mais importantes no cenário nacional da época entre 1922-1930,O Malho e Para todos, período no qual foram dirigidas por J.Carlos.
Nestas ilustrações, J.Carlos criou quatro capas que juntas contam uma história, sobre um tema que ele se entrega de paixão: carnaval carioca.
paratodos4all

Sob os auspícioas da lua, Colombina se deixa seduzir por Arlequim, enquanto Pierrô assiste a tudo, desolado.

paratodos01

O dia está raiando, Pierrô olha perplexo para Arlequim morto à sua frente. Ao lado de sua mão direita aberta, a fumaça ainda sai do revólver caido no chão.

paratudo

Terça-feira gorda, sol a pino, emoldurando a cabeça de Arlequim, carregada numa bandeja, como um são joão batista, pela amante Colombina, que dança alegremente nos ombros de seu Pierrô.

paratodos04

Quarta-feira de cinzas, um diabo gigantesco varre, entre serpentinas e confetes, os tolos Pierrô e Arlequim. A Colombina pela qual se disputaram a esta altura já está em casa, sonhando com os anjos. Ao lado, sem nenhum medo de ser varrida por aquele diabo que conhece bem, uma cabrocha faceira assiste à cena com ar de desdém.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: